- Risco de acidente nuclear por falha técnica, humana, terrorismo ou acidente sísmico (atenção que já há centrais nucleares na vizinha Espanha que colocam neste momento o país em risco).
- Problemas com a gestão dos resíduos radiactivos produzidos (como vão ser tratados? como vão ser transportados?).
- Elevados custos de montagem da central nuclear, tempo de construção (10 anos) e custos de desmantelamento após ciclo de vida útil.
- A tecnologia tem que ser importada do estrangeiro, pelo que alguns empregos serão para técnicos estrangeiros e haverá uma "dependência científica" do país.
- Segundo algumas associações ambientalistas a construção da central, a extracção de urânio, o transporte e eliminação de resíduos levam também a emissões de gases que provocam o efeito de estufa.
- Há países desenvolvidos como a Noruega, Suécia ou a Holanda que têm muito mais cuidado com a eficiencia energética e que já apostaram mais nas energias alternativas (por exemplo na Holanda, há cooperativas energéticas, pagas pelo comum do cidadão, para fornecer energia: é importante que cada um de nós participe na resolução da crise energética). Portugal também tem um potencial enorme em energias alternativas.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Desvantagens da Energia Nuclear
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário